Cinema Listas

25 filmes adolescentes para você que saiu da adolescência mas a adolescência ainda não saiu de você

Colegial, baile de formatura, uma nerd e um popular, Pop punk 2000’s, esses são alguns dos ingredientes para um filme adolescente perfeito. Essa lista é para você, que cresceu assistindo filmes do gênero, e continua assistindo até hoje. Para você que já saiu da adolescência mas a adolescência ainda não saiu de você.

1- Meninas Malvadas (2004)
Não deve existir alguém que ainda não tenha assistido esse filme, mas ele não poderia ficar de fora dessa lista.

Divulgação | Paramount Pictures

Sinopse: A adolescente Cady Heron (Lindsay Lohan) foi educada na África pelos seus pais cientistas. Quando sua família se muda para os subúrbios de Illinois, Cady finalmente vai para escola pública e recebe uma rápida introdução às leis tácitas de popularidade que dividem seus colegas. Sem querer, ela encontra-se no meio de um grupo de elite de estudantes apelidadas de As Poderosas, mas Cady logo aprende porque o seu novo grupo de amigos ganhou este apelido

2 – As patricinhas de Bervely Hills (1995)
Clássico da Sessão da Tarde que toda criança dos anos 90 já assistiu. O filme é um ícone no mundo da moda e você ainda vai ver o Paul Rudd novinho!

Divulgação| Paramount Pictures

Sinopse: Em Beverly Hills, uma adolescente (Alicia Silverstone), filha de uma advogado (Dan Hedaya) muito rico, passa seu tempo em conversas fúteis e fazendo compras com amigas totalmente alienadas como ela. Mas a chegada do enteado de seu pai muda tudo, primeiro por ele criticá-la de não tomar conhecimento com o “mundo real” e em segundo lugar por ela descobrir que está apaixonada por ele.

3 – Ela é o cara (2006)
Outro filme que não saía da sessão da tarde. Amanda Bynes em sua melhor época, fingia ser o irmão para jogar futebol. Quem lembra?

Sinopse: Viola (Amanda Bynes) é uma boa jogadora de futebol, mas sempre é impedida de jogar com os garotos de sua escola devido ao preconceito de que mulher não pode ser tão boa no esporte quanto um homem. Furiosa, Viola aproveita a viagem de seu irmão Sebastian (James Kirk) e decide se passar por ele em sua escola, jogando no time masculino de futebol. Ela tem apenas duas semanas para mostrar que sabe jogar futebol, mas acaba se apaixonando por Duke (Channing Tatum), seu companheiro de quarto, que acredita que ela é um homem.

4 – Dormindo fora de casa (2004)
Tem tudo que um clichê adolescente precisa: Melhores amigas, inimigas e baile de formatura!

Sinopse: É uma irresistível comédia adolescente sobre quatro boas amigas que acabam envolvidas em uma gincana contra suas rivais “patricinhas”. Barulhentas confusões hilárias, força feminina e a verdadeira amizade, fazem do filme uma amostra da vida adolescente.

5 – Confissões de uma adolescente em crise (2004)
Os anos 2000 com certeza foram o ápice dos filmes adolescentes e Lindsay Lohan estrelou vários deles, então, mais um pra lista.

Divulgação | Buena Vista Pictures

Sinopse: Lola Drew (Lindsay Lohan) é uma adolescente mimada que está acostumada a ser o centro das atenções por onde quer que passe. Após se mudar para um subúrbio em Nova Jersey, ela é obrigada a trocar de escola. Lá conhece Carla Santini (Megan Fox), a garota mais popular da escola, justamente o posto que Lola tinha em sua antiga escola. Decidida a conquistar o posto na nova escola, Lola passa a disputar popularidade com Carla, especialmente na montagem da próxima peça teatral do colégio, “Pigmaleão”.

6 – As Apimentadas (2000)
Mostrando a vida de líderes de torcida, o filme conta com uma frequência de 6 filmes! Quase um American Pie para garotas.

Sinopse: Em busca de ganhar pelo 6º ano consecutivo o Campeonato Nacional de Cheerleaders, Torrance Shipman (Kirsten Dunst), capitã da equipe de cheerleaders do San Diego Toros, precisa motivar sua equipe para derrotar seus principais rivais, os Clovers. Enquanto Isis (Gabrielle Union), capitã da equipe dos Clovers, busca arrecadar dinheiro para investir numa nova performance, Torrance enfrenta uma crise de criatividade, que faz com as coreografias de sua equipe não sejam nem um pouco originais. Ambas terão que enfrentar seus problemas e preparar suas equipes até o duelo final entre elas, no próprio Campeonato Nacional.

7 – Quatro amigas e um jeans viajante (2005)
Quem não lembra desse clássico? Todo mundo tinha uma personagem preferida com quem se identificava.

Divulgação | Warner Bros Pictures

Sinopse: Tibby (Amber Tamblyn), Lena (Alexis Bledel), Bridget (Blake Lively) e Carmen (America Ferrera) se conhecem desde bebês, já que suas mães faziam aula de aeróbica juntas. Elas nasceram no mesmo mês e cresceram juntas, tornando-se grandes amigas. Agora com 16 anos elas estão prestes a se separar pela 1ª vez, já que Bridget, Lena e Carmen planejam viajar nas férias de verão. Em uma ida às compras antes da separação elas encontram uma calça jeans que, estranhamente, cabe perfeitamente nelas. As amigas decidem comprá-la e iniciar uma irmandade em torno da calça, acreditando que ela seja mágica pelo fato de se adequar ao corpos diferentes que possuem. São definidas regras para o uso da calça, sendo que uma delas é que cada uma das amigas poderá usá-la durante uma semana.

8 – Ela e os caras (2006)
Uma releitura da história da “Branca de neve”, mais um filme com Amanda Bynes. Curiosidade : Tentando colar no sucesso que foi “Ela é o cara” o nome do filme no Brasil, foi traduzido para “Ela e os caras”.

Sinopse: Sydney White (Amanda Bynes) é uma caloura de faculdade que é banida pelas enciumadas megeras da fraternidade onde mora e que encontra um novo lar junto a um grupo de nerds fracassados. Inconformada com a maneira com que são tratados, ela parte para a guerra contra os alunos mais populares do campus. Com a ajuda do conquistador Tyler (Matt Long), Syd organiza sua gangue para revolucionar o sistema de uma vez por todas, começando uma campanha para assumir a liderança estudantil e defendendo os direitos dos pequenos e grandes rejeitados. Juntos, irão aprontar muitas confusões para tentar mudar a hierarquia de popularidade dentro da faculdade.

9 – Aquamarine (2006)
Esse se destoa um pouco dos outros filmes da lista, por não ser um filme de colegial, mas sim de fantasia (sereias!), porém , o clima gostosinho de clichê adolescente está lá.

Divulgação | 20th Century Studios

Sinopse: Claire (Emma Roberts) e Hailey (Joanna ‘JoJo’ Levesque) são grandes amigas, que se envolvem em uma aventura após encontrarem uma sereia chamada Aquamarine (Sara Paxton) em uma piscina, após uma forte tempestade. Aquamarine fugiu de casa devido a um casamento prometido e está disposta a encontrar seu grande amor. Ela recebe a ajuda de Claire e Hailey, até que se apaixona por um salva-vidas chamado Raymond (Jake McDorman).

10 – Garota Mimada (2008)
Nesse filme, acompanhamos Emma Roberts deixando de ser uma garota mimada e se tornando uma garota legal, depois de entrar em um colégio super rígido.

Sinopse: Poppy (Emma Roberts) é uma adolescente bonita, rica e rebelde que vive em Malibu, litoral californiano. A fim de dar um corretivo da garota, o pai a envia para estudar num rígido colégio britânico. Além dos novos colegas que não toleram o comportamento mimado e espalhafatoso da moça, Poppy ainda tem de enfrentar a carrancuda diretora do colégio (Natasha Richardson).

11 – 10 Coisas que eu odeio em você (1999)
Tem como não ser apaixonada por esse clássico? Nesse filme que vemos o Heath Ledger cantanto em alto e bom som Can’t take my eyes off you.

Divulgação | Walt Disney Studios Motion Pictures

Sinopse: A situação está tensa na casa dos Stratford. Bianca (Larisa Oleynik) não vê a hora de arranjar um namorado, mas seu pai (Larry Miller) não permite que ela saia com garotos. Após muita insistência, o pai toma uma resolução: Bianca pode namorar, desde que sua irmã, Katharina (Julia Stiles), namore também. Só que Katharina é uma verdadeira megera, que não tem amigos na escola nem em lugar algum. Para resolver a questão, Cameron (Joseph Gordon-Levitt), apaixonado por Bianca, resolve custear Patrick Verona (Heath Ledger) na tentativa de fazer com que Katharina se apaixone por ele.

12 – Ela é demais (1999)
Filme com todos os ingredientes de clichê adolescente, dos anos 90.

Sinopse: Em uma escola secundária de Los Angeles, Zach Siler (Freddie Prinze Jr.) é o jovem mais popular. Ele namora Taylor Vaughan (Jodi Lyn O’Keefe), uma rica esnobe que é bastante badalada. Quando Taylor dispensa Zach para ficar com Brock Hudson (Matthew Lilard), um ator de televisão de terceira categoria, Zack aposta com um amigo que qualquer garota que ele namore se tornará a rainha do baile. A escolhida é Laney Boggs (Rachael Leigh Cook), que é estranha e inacessível, e Zack só tem seis semanas para conquistá-la e modificá-la. Esta tarefa se mostra bastante difícil mas gradativamente Zach se envolve com Laney, que agora se mostra muito mais bela.

13 – Na trilha da fama (2004)
Não poderia faltar Hilary Duff nessa lista! Impossível acabar de assistir o filme sem ficar cantarolando a música final.

Divulgação | New Line Cinema

Sinopse: Terri Fletcher (Hilary Duff) é uma jovem que nasceu e cresceu em uma cidade do interior dos Estados Unidos. Ela jamais visitou uma cidade maior, até decidir passar as férias de verão em uma escola de artes de Los Angeles. Ela usa então a nova experiência para amadurecer e conquistar o sonho de se tornar uma grande artista.

14 – Tudo que uma garota quer (2003)
Dessa vez, Amanda Bynes descobre que é filha de um importante político e ganha uma vida de princesa.

Sinopse: Após completar 17 anos Daphne Reynolds (Amanda Bynes) decide tomar uma decisão radical: partir para a Inglaterra para encontrar seu pai, Henry (Colin Firth), o qual conhece apenas de uma foto antiga que sua mãe, Libby (Kelly Preston), lhe deu. Seus pais haviam se casado numa cerimônia não oficial, mas devido à insistência da família para que Henry seguisse a tradição de nobreza britânica após a morte de seu pai e se tornasse um político, Libby resolveu por deixá-lo e partir para sua terra natal, os Estados Unidos. Pouco após chegar Libby soube que estava grávida e teve Daphne, mas nunca chegou a contar para Henry que ele tinha uma filha. Daphne decide conhecê-lo e realizar seu grande sonho.

15 – Sexta-Feira muito louca (2003)
Lindsay Lohan troca de corpo com a mãe e nós morremos de rir com o resultado!

Divulgação | Walt Disney Studios Motion Pictures

Sinopse: Tess (Jamie Lee Curtis) e Anna (Lindsay Lohan) são mãe e filha que vivem às turras. Decididas a acabar com as brigas, elas repentinamente trocam de corpos. Agora cada uma precisa aprender a lidar com a vida da outra, com as confusões crescendo ainda mais pelo fato de Tess estar de casamento marcado.

16 – A Nova Cinderela (2004)
Uma adaptação moderna, dos dias atuais do conto “Cinderela”, estrelado também pela Hilary Duff.

Divulgação | Warner Bros Entertainment

Sinopse: Sam Montgomery (Hilary Duff) é uma jovem estudante do ensino médio, que vive com sua madrasta Fiona (Jennifer Coolidge) e as filhas dela, que a tratam da pior maneira possível. Sam leva uma vida sem grandes agitações e tem planos de cursar a Universidade de Princeton. Sua vida muda quando ela conhece, através da internet, seu príncipe encantado. Porém logo Sam descobre que ele é na verdade Austin Ames (Chad Michael Murphy), um garoto popular que é também jogador de futebol americano do time de sua escola. Temendo ser rejeitada por Austin, ela passa a tentar despistá-lo de todas as formas, tentando manter em segredo a identidade da garota com quem ele conversou através da internet.

17 – No pique de Nova York (2004)
As irmãs Olsen não poderiam ficar de fora da lista!

Sinopse : Jane (Ashley Olsen) e Roxy (Mary-Kate Olsen) são duas irmãs gêmeas que não se dão bem e que precisam viajar juntas de Long Island a Nova York. Elas também têm personalidades e interesses diferentes na cidade: enquanto Jane é mais certinha, Roxy é rebelde e quer conhecer os músicos de uma banda para que eles possam ouvir sua fita demo. Porém o que era para ser uma simples viagem acaba se complicando quando elas passam a ser acusadas de terem sequestrado o cachorro de um importante político.

18 – Lizzie Mcguire – Um Sonho Popstar (2003)
Devido o sucesso da série da Hillary Duff na época, ganhamos esse filme que é uma delícia de assistir!

Divulgação | Walt Disney Studios Motion Pictures

Sinopse: Lizzie McGuire e seus amigos Gordo, Kate e Ethan estão em plena excursão escolar à Itália. Em um dos passeios Lizzie é confundida com Isabella, uma cantora pop local muito popular. Adorando a confusão, Lizzie resolve aproveitar e se divertir com a fama repentina, apaixonando-se por Paolo, ex-namorado de Isabella e que também é um cantor de sucesso.

19 – Coisas de Meninos e Meninas (2006)
Mais um filme sobre troca de corpos, dessa vez a troca é entre um garoto e uma garota. O que dizer? Amamos filmes assim!

Sinopse: Vizinhos desde criança, Woody e Nell não poderiam ser mais diferentes. Ela é estudiosa, ele é um atleta. Eles sempre pegaram um no pé do outro, até que um dia trocam de personalidade como em um passe de mágica. Muita confusão vai rolar até eles descobrirem como desfazer essa troca!

20 – A Mentira (2010)
A partir de agora, começam a entrar os filmes mais atuais, começando com “A Mentira” estrelado pela Emma Stone.

Divulgação | Screen Gems

Sinopse: Olive (Emma Stone)é uma menina comum que era meio invisível no colégio. Um dia ela decide ajudar seu amigo gay e finge que teve um caso com ele. Os dois se tornam os mais populares. Ela percebe que sua vida se tornou parecida com a heroína do romance “A Letra Escarlate”, Hester Prynne, e começa a fazer dessa ajuda a garotos desesperados, seu modo de ficar popular.

21 – Pelas garotas e pela glória (2009)
Nesse filme, diferente da maioria, temos como principais, dois amigos garotos. O filme conta com íderes de torcida e colegial, do jeito que a gente gosta!

Sinopse: Shawn Colfax (Nicholas D’Agosto) e Nick Brady (Eric Christian Olsen), as estrelas de futebol do colegial Gerald R. Ford High School, não estão animados para passar, novamente, o verão no campo de futebol. Então os dois rapazes mais populares da escola decidem abandonar o campo de futebol e invadir o campo de treinamento das líderes de torcida. Os dois estão tendo ótimas férias até que Shawn se apaixona por Carly (Sarah Roemer), a bonita líder de torcida e também a única que não concorda com a participação dos meninos no campo de treinamento, pois ela percebe os seus reais interesses. Para conquistar Carly, Shawn se esforça para fazer os melhores movimentos no campo de treinamento e tenta mostrar para Carly que ele está realmente interessado nela.

22 – D.U.F.F – Você conhece, tem ou é (2015)
Um filme mais atual, porém nos moldes dos filmes clássicos do gênero, divertido para passar o tempo.

Divulgação | Lionsgate

Sinopse: Bianca é uma garota feliz do colégio, que só tira boas notas e pode contar sempre com suas duas melhores amigas, Casey e Jessica. Até descobrir que na escola ela é considerada a D.U.F.F. das suas amigas, o mundo colorido de Bianca vira de cabeça para baixo.

23 – Para todos os garotos que já amei (2018)
Um dos primeiros acertos (se não for o primeiro), da Netflix na produção de filmes do gênero adolescente.

Sinopse: Lara Jean é uma garota atrapalhada e ingênua, mas muito forte. Romântica, ela escreve cartas para os garotos por quem se apaixonou. Mas tem um detalhe: nunca as envia. Até que um dia essas cartas são misteriosamente enviadas aos respectivos destinatários, e a vida amorosa da garota toma outro rumo.

24 – Barraca do Beijo (2018)
Também uma produção da Netflix, que fez o maior sucesso em seu lançamento.

Divulgação | Netflix

Sinopse: Elle (Joey King) se encontra em um romance proibido depois do seu primeiro beijo com o menino mais bonito da escola: o irmão do seu melhor amigo.

25 – Com amor, Simon (2018)
Com um pouquinho de drama, o filme que aborda as descobertas da sexualidade na adolescência ainda é divertido e não deixa de ser um filme de colegial do jeito que gostamos.

Sinopse: Aos 17 anos, Simon Spier aparenta levar uma vida comum, mas sofre por esconder um grande segredo: não revelou ser gay para sua família e amigos. E tudo fica mais complicado quando ele se apaixona por um dos colegas de classe, anônimo, na internet.

Qual o seu preferido? Faltou algum filme? Conta pra gente!

Facebook Comments Box