Cinema Críticas

Dezesseis Facadas: O filme de terror mais divertido do ano

Nos últimos anos vem cada mais crescido os filmes de TERRIR (terror com comédia), tendo tido ótimos lançamentos como A Babá, A Morte Te Dá Parabéns e Freaky: No Corpo de um Assassino, conhecidência ou não, todos protagonizados por uma protagonista loira adolescente. Dezesseis Facadas (ou Totally Killer) vem nesta mesma linha, mas misturando um terror slasher com viagem no tempo.

Na trama do filme, 35 anos após uma onda de 3 assassinatos brutais de jovens garotas, o assassino mascarado está de volta para fazer mais uma vítima na noite de Halloween. Jamie (Kiernan Shipka), uma adolescente acaba se deparando com o assassino, mas acaba conseguindo fugir quando, acidentalmente, acaba viajando para os anos 80, época que os primeiros assassinatos aconteceram. Agora ela terá que unir forçar com sua mãe, ainda jovem e dcom a mesma idade idade que ela, para conseguir impedir que o assassino faça suas vítimas.

O primeiro passo para aproveitar a experiência de Dezesseis Facadas é não levar o filme a sério, não espere uma explicação científica racional para a viagem do tempo, afinal, isto aqui é um TERRIR. Tendo aceitado a proposta do filme, é um prato cheio para se divertir, sendo um grande ponto positivo do longa o conflito entre gerações, que gera momentos bastante divertidos. A protagonista do filme está acostumado com o século XXI, onde ser nerd já é cool, sexualização das mulheres já é menos comum, questões de diversidade estão mais presentes e o assédio é um tema em discussão pela sociedade, ou seja, diversas questões que nos anos 80 eram muito menos debatidas pelas pessoas da época.

Totally Killer delivers DCOM vibes with a side of blood and a smidge of  time travel hijinks

O suspense é algo que funciona durante o longa, realmente existe um mistério sobre quem seria o autor dos crimes e o motivo pelo qual ele estaria fazendo isso. Aliás, as cenas das mortes são bem feitas, com um bom nível de brutalidade para um slasher, o que pode ser percebido logo na morte que acontece no início do longa, típica dos clássicos de teror como Pânico e Halloween. Inclusive, cabe destacar a ótima atuação de Julie Bowen, que interpreta a mãe da protagonista, a qual já sabíamos que manda muito bem em comédias graças a Modern Family, mas que também mostrou que sabe ser atacada e lutar contra um assassino mascarado.

Dezesseis Facadas é, de maneira geral, uma mistura divertida de De Volta Para o Futuro e Pânico (ou qualquer outro terror slasher), sendo um filme que certamente agradará o telespectador que tenha o bom senso de ter suspensão de descrença e que curtiu outros filmes, como A Morte Te Dá Parabéns. Mas caso você queira ver um longa de terror sério, passe bem longe, pois esse filme da Prime Video não é para você.

Avaliação: 4 de 5.
Facebook Comments Box