Artigos Séries

The Bear: Uma boa mistura de ‘Masterchef’ e ‘Casos de Família’

The Bar| Star+

Se você é fã de programas de cozinha como Masterchef e gosta acompanhar problemas familiares como os do Casos de Família, The Bear (O Urso) é uma série merece uma chance na sua lista, pois é uma mistura dessas 2 coisas. A série foi lançada discretamente pela Hulu em 2022 e é com certeza uma das melhores surpresas do ano.

Na trama acompanhamos Carmen Berzatto, interpretado de forma excelenete por Jeremy Allen White, que talvez você se lembre por Shameless (outra série excelente, diga-se de passagem). Ele é um basicamente um chef de cozinha super renomado e que trabalhava no melhor restaurante de Nova York, mas que então decide voltar para a casa em Chicago e asssumir o The Original Beef of Chicagoland, a lanchonete de bairro do seu irmão, que faleceu e a deixou no testamento para ele administrar.

Apesar de parecer um gesto nobre Carmen deixar o glaumour de um dos maiores restaurante de NY para assumir o negócio do irmão, não é bem assim que ele é recebido e acaba por descobrir que a situação do estabelecimento é péssima, faltando dinheiro, surprimentos, infraestrutura. Ele tentar mudar como as coisas funcionam na lanchonete para transformá-la num lugar melhor, mas para isso ele precisa lidar com Richie (Ebon Moss-Bachrach), que é quem administrava o local (de forma bem duvidosa) antes e também com a resistência dos funcionários antigos, que não estão tão propensos a mudar o jeito de como fazem as coisas. Paralelo ao trabalho, Carmen ainda precisa lidar com o luto de ter perdido o irmão, o peso da decisão de voltar para a casa e resgatar a relação com sua irmã Sugar, a qual ficou afastado nesse tempo em que esteve fora em NY.

Review: FX's 'The Bear' is a funny, raw, real drama in a restaurant kitchen  : NPR

Como você já pode perceber, não se trata de uma série com história extraordinária. Não teremos um dragão saindo da panela ou um restaurante mal assombrado. Entretanto, apesar de se passar em um ambiente muito simples, com a maior parte dos episódios se passando na cozinha da lanchonete, os roteiristas nos entregam um trama dinâmica e caótica, sendo o maior trunfo da série a relação dos personagens entre sí e suas diferenças.

Então se você se tem a preocupação de achar a trama será monótoma demais e que terá detalhes técnicos demais sobre o preparo de comida, não se preocupe. Assim como em Breaking Bad não é necessário ser um especialista em química para assistí-la, o mesmo vale para The Bear. O máximo que pode acontecer é você ficar com água na boca após ver um comida que parece muito boa e pode ter certeza que será impossível achar a história “parada”, pois o ritmo dado pelos produtores não permite isso, é quase como se acompanhasse um balé caótico na cozinha com todos os funcionários transitando em meio a prazos apertados e gritos entre eles.

Aliás, um dos destaques que dá um charme a mais para a série, é justamente a parte técnica que deixa o desenrolar dos acontecimentos mais acelerado e emocionantes com cortes rápidos, principalmente nos momentos em que eles estão trabalhando. O ápice talvez seja o episódio Review (1×7), que é o primeiro dia da lanchonete com o serviço de delivery e é todo filmado em plano sequência. Além disso, o fato dos episódios terem em média 30 minutos contribui para que a experiência seja na medida certa.

The Bar (O Urso) está disponível no Star+ no Brasil, tendo 1 ° temporada já lançada de 8 episódios.

Facebook Comments Box